Como Escolher um Escritório de Contabilidade

Escolher um escritório de contabilidade é uma das decisões mais importantes que o empreendedor(a) pode fazer. Um bom contador pode economizar tempo e ajudar o seu negócio a crescer; já uma escolha errada pode lhe custar muito dinheiro. Por isso selecionamos a seguir a principais perguntas que você deve fazer ante de contratar qualquer contabilista.

Por que eu Deveria Contratar seu Escritório de Contabilidade?

Contratar um contador pode ser “ainda mais importante” do que contratar um funcionário . Se você seleciona o profissional equivocadamente , pode trazer danos irreparáveis para seu negócio, além trazer uma série de custos não previstos.

A principal questão a ser consultada durante o processo para escolher um escritório de contabilidade  é como o contador agregará valor financeiro à sua empresa. Procure alguém que possa atuar como parceiro de negócios. Você quer que eles demonstrem as habilidades e o conhecimento de apoiar sua empresa independente do porte.

Portanto, dedique seu tempo à pesquisa minuciosa. Aconselhamos uma reunião com pelo menos três candidatos antes de fazer uma escolha final. Existem algumas questões fundamentais que devem ser feitas durante essas reuniões.

Primeiro, quais são as suas qualificações e elas são reguladas por um corpo profissional? Por exemplo, terá seguro de responsabilidade civil profissional, o que significa que quaisquer prejuízos à sua empresa devido a maus conselhos serão cobertos.

Também recomendamos falar com clientes do escritório de contabilidade para obter uma segunda opinião sobre sua reputação. Especialistas também  recomendam que o contador compartilhe depoimentos de clientes, ou melhor ainda, se você puder encontrar um cliente atual.

Ter as perguntas certas prontas resume-se a fazer sua lição de casa. Certifique-se de não ir para a primeira reunião sem um roteiro, caso contrário, você só vai conseguir o seu discurso de relações públicas.

Meu dinheiro Poderia  Render Mais?

Muitas pessoas pensam que o escritório de contabilidade  estará apenas cuidando das contas anuais e do cumprimento das obrigações tributárias. No entanto, isso é apenas uma pequena parte do que um bom contabilista pode  e deveria estar fazendo pela sua empresa.

O contabilista também  pode assessorar na hora levantar capital, encontrando doações, incentivos governamentais e esquemas de isenção de impostos. Eles podem ajudá-lo a vender ações no negócio, crowdfund ou encontrar investidores anjo. As pessoas tendem a dizer: você consegue equilibrar meus livros? O que eles deveriam estar perguntando é: o que eu tenho direito que eu não conheço?

O dinheiro que um contador pode economizar para sua empresa, pode naturalmente ser pesado contra os custos de contratá-lo.

Não há necessidade de ser “educado” quando se trata de perguntar sobre as os honorários de um escritório de contabilidade. Você deve perguntar, quanto isso vai custar? Sim! Pergunte também, quais serão os custos como um todo, pois alguns contabilistas cobram anualmente, mensalmente ou por hora. Não tenha vergonha de perguntar, caso contrário, você terá um choque assim que se comprometer e receber os primeiros boletos.

Qual É o seu Perfil de Clientes?

O contador certo terá mais do que apenas prestígio, é importante que ele entenda as necessidades de pequenas empresas e seja capaz de oferecer uma visão relevante.

As pequenas empresas podem ser ingênuas em relação às suas necessidades. Segundo pesquisas, foi revelado que 59% dos empreendedores iniciantes estão administrando uma empresa pela primeira vez. Por isso que é tão importante perguntar a um contador se ele trabalha com pequenas empresas ou tem experiência em seu segmento.

Escritórios de contabilidade oferecem diferentes níveis de envolvimento com o cliente, por isso certifique-se de estabelecer com que frequência você estará em contato e se você vai corresponder por e-mail ou por telefone. Menos contato geralmente significa menos custos, mas pode dificultar fazer perguntas ou identificar problemas.

Em uma empresa maior, a pessoa com quem você inicialmente se encontra ou fala ao telefone pode não ser a pessoa que realmente está lidando com o trabalho. Pergunte quem vai lidar com o seu negócio no dia a dia . Você tem que estar satisfeito que não estará sendo levado para o escritórioX; que a pessoa responsável pelo seu caso compreenda o seu negócio.

As coisas estão funcionando?

Depois de escolher um escritório de contabilidade, mensurar  seu desempenho se torna um processo contínuo. Uma ótima maneira de fazer isso é realizar reuniões mensais, onde você pode pedir sua opinião sobre o negócio e suas finanças. Se a visão deles é próxima à sua, isso é um bom sina. Porém tome cuidado com isso, pois se você só ouve o que lhe convêm,  também não é um bom sinal.

Avaliar o desempenho do escritório de contabilidade também é observar se o seu profissional também faz as perguntas certas. Um bom contador será “pró-ativo”, ligando para você pelo menos a cada três meses para ver como o negócio está progredindo. Eles devem estar perguntando se você tem algum problema, pergunta ou preocupação para discutir. Se eles não estão fazendo isso, eles não estão realmente agregando muito valor  ao seu negócio.

Um relacionamento saudável é definido por conversas contínuas e compartilhamento de informações, o que acaba levando à confiança. A maneira de tirar o máximo proveito de seu escritório de contabilidade é se engajar em diálogo. Faça perguntas, mas também esteja próximo. Quanto mais você compartilhar sobre o seu negócio, mais ambas as partes podem melhorar o relacionamento.



Deixe uma resposta