Aprenda Como Calcular a Margem de Lucro da Sua Empresa

Saber como calcular lucro da sua empresa é um dos aspectos mais importantes a ser examinado, antes de entrar em um empreendimento comercial e durante toda a operação comercial. O cálculo da lucratividade é uma maneira precisa de determinar o sucesso do seu negócio. Leia as etapas listadas abaixo e saiba como determinar a lucratividade de sua empresa independente do seu segmento.

Leita também: Como Escolher um Escritório de Contabilidade

Como Calcular o Lucro da Sua Empresa

  1. Calcule a receita da sua empresa: Dependendo do seu negócio, o dinheiro que você ganha pode chegar à sua conta comercial por meio de diferentes métodos, incluindo vendas de caixa registradora, pagamentos mensais ou aumentos no mercado de ações. No entanto, você recebe dinheiro e mantém registros de todas as transações. É uma boa ideia calcular os números todos os meses para chegar à sua receita mensal de fato.
  2. Calcule as despesas da sua empresa: Existem muitos custos que podem ser considerados nas despesas da sua empresa. Estes incluem mão de obra, aluguel, equipamentos, impostos e se você estiver vendendo mercadorias, os produtos em si. Esses custos são geralmente chamados de custos indiretos. Lembre-se de calcular cuidadosamente todo o dinheiro que você paga mensalmente para administrar seus negócios, para que você possa chegar a um valor preciso da margem de lucro.
  3. Subtraia os custos da receita: Subtraindo a quantia que você gasta (custos)  do valor de receita da empresa, você chegará ao margem lucro do seu negócio. Caso você seja um empresário individual, este será o seu lucro líquido. Por outro lado, se você possui sócios nesse empreendimento, deverá dividir o lucro pelo número de parceiros.

Lembre-se de que é melhor calcular a margem de lucro da empresa a cada mês. Isso permitirá que você determine quais meses são mais bem sucedidos do que outros. Além disso, se você fez alterações em sua empresa, determinar a lucratividade antes e após as alterações feitas permite avaliar se suas alterações valeram a pena.



Deixe uma resposta